conservação de varas de madeira para prática de esgrima lusitana - jogo do pau

Conservação das varas para Esgrima Lusitana – Jogo do Pau

  Já o mestre António Caçador escreveu no seu livro em 1963, três maneiras de conservar as varas, sendo uma delas secando-as e as outras duas lubrificando-as com azeite ou vaselina. No forno Alguns metem-nas no forno para as descascarem e ficarem bonitas isto e, quando são varas de réstia,…

Continue Reading
Como fazer varas de lodão para esgrima lusitana | jogo do pau

Como fazer Varas para a Esgrima Lusitana | Jogo do Pau

Todos sabemos a importância que uma boa vara de madeira tem na prática do Jogo do Pau. Trata-se de uma extensão do corpo e mente do praticante, pelo que, para cada um haverá uma vara ideal.   Segundo alguns autores, as madeiras nobres utilizadas na pratica da arte marcial tradicional portuguesa…

Continue Reading
Jessica atleta da Esgrima Lusitana Cascais antes de um combate

Quando a técnica está correcta e os resultados não aparecem

Há alturas, no treino/aprendizagem de cada atleta, em que conseguimos reconhecer que este apresenta uma técnica correcta mas que lhe falta eficácia, aplicabilidade ou capacidade de atingir performances competitivas, se for o caso. No caso da Esgrima Lusitana | Jogo do Pau, acontece muitas vezes vermos um aluno desenvolver as…

Continue Reading
Logotipo e Localização da Esgrima Lusitana Cascais

Associação Esgrima Lusitana Cascais

SOMOS UMA ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS – É Oficial!!! A Esgrima Lusitana Cascais | Jogo do Pau Português, constituiu-se como Associação sem fins lucrativos no dia 6 de Julho de 2017. Constituímos esta associação com vista ao desenvolvimento, divulgação e ensino da arte marcial portuguesa na região de Cascais e…

Continue Reading
Demonstração de sarilhos da Escola do Santo Condestavel em Belém, Lisboa

Os Sarilhos, Formas e Séries no Jogo do Pau Português | Esgrima Lusitana

Os Sarilhos, Formas e Séries são métodos de treino do Jogo do Pau | Esgrima Lusitana que podem ser comparados e descritos como os “Kata” da arte marcial portuguesa. Caracterizam-se pela ausência de um ou vários adversários durante a execução técnica de combinações de pancadas e defesas, em sequências predeterminadas,…

Continue Reading
Sinal com Numero 1 sobre mancha de sangue no chão como "prova" em cena de crime

Aptidão para Luta de Rua nas Artes Marciais e MMA

Nos tempos que correm, vemos no YouTube e nas televisões muitos lutadores, treinadores e promotores de MMA (mixed martial arts) a criticarem artes marciais tradicionais, sistemas de defesa pessoal, etc… aparecendo normalmente como experts em tudo o que é luta, referindo-se normalmente à falta de aplicabilidade destas em cenários de…

Continue Reading