A Associação Esgrima Lusitana CascaisJogo do Pau, tem como objectivo a divulgação e ensino de Varapau e Bastão de Combate e Defesa Pessoal na região de Cascais.

Esta modalidade que faz parte da tua historia da tua cultura, da tua identidade enquanto Português, tem-se transformado e adaptado aos interesses de cada escola e praticantes, sendo neste momento abrangente o suficiente para ser considerada como um desporto moderno desenvolvendo-se nos campos de:

. Desporto de competição, com regras, classificações e rankings;
. Desporto de Manutenção de forma física;
. Arte marcial tradicional, incluída no ramo das Artes Marciais históricas Europeias (HEMA);
. Uma modalidade de representação e espectáculo;

Treino em Esgrima Lusitana | Jogo do pau em Cascais

Aqui praticamos a Arte Marcial Tradicional Portuguesa, o sistema de defesa pessoal por excelência, na sua vertente tradicional o Varapau bem como na componente mais actual e com maior aplicabilidade em termos de defesa pessoal nos dias que correm, o Bastão de Combate e Defesa Pessoal de acordo com a técnica de Jogo do Pau Português da Escola do Santo Condestável.

Em Cascais o treino que desenvolvemos visa sempre o confronto real, a aplicação prática do que é a raiz de uma técnica pura de defesa pessoal, incluímos no entanto as restantes vertentes indicadas em cima não por si só, mas como um conjunto de valores e saberes que complementam o nosso treino e desenvolvimento.

Queremos ser eficazes, e para isso temos de testar as nossas capacidades contra o nosso adversário seja ele de que técnica for, tenha o tamanho ou a velocidade que conseguir… E contra nós mesmos, que em ultima analise será o nosso adversário mais forte, e é este que temos de superar fisicamente, tecnicamente e mentalmente…

Esgrima Lusitana - Jogo do Pau a Arte Marcial Portuguesa treino na Quinta da Regaleira

História da Associação Esgrima Lusitana Cascais | Jogo do Pau

A Associação Esgrima Lusitana Cascais | Jogo do Pau constitui-se com associação sem fins lucrativos a 7 de Junho de 2017, sendo que já desenvolvia as suas actividade a título não oficial desde 2013, realizando de treinos regulares e participando em actividades e demonstrações locais.

A primeira classe de treino regular começou nas Instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche em Setembro de 2013, e realizava-se 2 vezes por semana das 7 às 8 da manhã, orientadas pelo Professor Ricardo Moura.

Em 2014, o grupo Esgrima Lusitana Cascais passou as suas aulas para o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural da CHESOL, onde começou com apenas uma classe com treino duas vezes por semana agora em horário pós laboral, orientadas pelo Professor Ricardo Moura, e que veio a apoiar o crescimento da Esgrima Lusitana | Jogo do pau, ao longo de vários anos.

Em 2017, mais especificamente em Fevereiro deste ano, além da classe de adultos iniciou-se também o projecto da classe de crianças com mais de 5 anos, com um treino semanal ao sábado de manhã e que ficou com a designação da “Classe dos puxadores“, uma referencia ao nome que se dava aos jogadores do Norte no séc. XIX/ inicio do séc. XX. Esta classe era orientada pelo Professor Ricardo Moura, com o apoio do monitor António Garcia.

Mais tarde neste ano foram criados mais dois horários, uma horário de parte da manhã para adultos e uma classe de Jovens (+11 anos) em que podem participar também os respetivos pais, designada por “Classe de Varredores” (referência ao nome dado aos jogadores afamados que se deslocavam às feiras e romarias para desafiarem outros, já no sec. XX), ambas as classe são orientada pelo monitor António Garcia.

Em Abril de 2017, a Esgrima Lusitana Cascais ganhou o seu primeiro titulo (a medalha de ouro), pela mão do atleta Pedro Brito, na primeira edição do World All Styles Championship que incluía a modalidade de Jogo do Pau | Esgrima Lusitana.

Em Março de 2018, a Esgrima Lusitana Cascais voltou ao World All Styles Championship na modalidade de Jogo do Pau | Esgrima Lusitana e arrecadou a 3 medalhas em jogo, pelas mãos dos atletas Frederico Martins, Pedro Brito e Élio Lopes.

Desde 2013 o grupo de Cascais tem-se feito representar em todas as competições e campeonatos realizados na modalidade de Esgrima Lusitana | Jogo do Pau, com a participação pontual de alguns atletas, e pelo seu professor no âmbito da organização e arbitragem das mesmas.

Sócios fundadores da Associação Esgrima Lusitana Cascais

Esta associação nasceu por mão de um grupo dedicado de praticantes de Esgrima Lusitana – jogo do Pau Português que se uniu no sentido de praticar, divulgar e desenvolver esta arte marcial tradicional portuguesa, tomando como principio que só através da organização e trabalho em cooperação se poderá implantar esta arte marcial no panorama desportivo, cultural e histórico de Portugal.

– Ricardo Moura (Presidente da Direcção e Membro do Concelho Técnico)
– Humberto Osório (Presidente da Assembleia e Membro do Concelho Técnico)
– Paulo Lopes (Presidente do Concelho Fiscal)
– António Garcia
– Jessica Gomes
– Pedro Brito
– Frederico Martins
– Élio Lopes
– Jose Canas Flores
– Vasco Moleiro

Sócios de Mérito

Mestre Nuno Russo – Atribuída a 30/09/2017, pelo presidente da Associação Ricardo Moura